segunda-feira, 28 de junho de 2010

Arte digital ou arte de computador.

Arte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. A apreciação da obra de arte pode ser feita nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart,CGsociety e Cgarchitect.



Bidimensional

Do ponto de vista da computação gráfica, as artes digitais são produzidas em ambientes digitais bidimensionais 2D. É possível gerar e interagir objetos em um plano. (eixos x,y, o eixo z é nulo ou zero.). Está sub-dividido em imagens bitmapeadas (raster images) e imagens vetoriais (vector images). Os artistas usam diversas técnicas para elaboração de seus trabalhos. Uma delas é o uso demesas digitalizadoras pois permitem mais liberdade de traço. Existem ainda alguns outros artistas que utilizam estas técnicas somente para fazer estudos iniciais dos trabalhos definitivos tradicionais.

Manipulação de fotos

É uma das principais áreas de expressão da arte digital. Consiste em manipular uma fotografia, sendo esta manipulação visível além de mudança de cores. Deve-se manter em mente que somente pode-se utilizar fotografias de “stock” (fotografias nas quais o autor especifica que tais podem ser utilizadas para trabalhos de arte de outros, não somente manipulação de fotos, mas também como referência para desenhos e pinturas, arte vetor, modelos tridimensionais, e outros.) para realizar manipulações que não infrinjam as leis de copyright autoral.

Artistas Digitais

Diversos artistas contemporâneos tem feito do computador seu maior instrumento de trabalho. Substituindo seus pincéis e pranchetas pelo meio virtual. Este movimento ocorre com artistas do mundo inteiro, como Danny OutlawPablo AlfieriEzequiel MatteoAdolfo Correa, entre outros. No Brasil, pode-se dizer que o "mago" Hans Donner, conhecido designer das vinhetas da Rede Globo, tenha sido o precursor da arte digital, que hoje coleciona nomes promissores como Livia BurityFabio SassoCristiano SiqueiraRodrigo FranciscoIgor GiamonianoBruno Bravo e Michel Victorcada qual com seu estilo e técnica própria. Livia Burity, por exemplo, introduz a pintura tradicional ao ambiente digital. Seu trabalho apresenta sobreposições de cor-tinta em imagens digitalizadas, impressas em tela tradicional. Existe também artistas extremamente talentosos porém não tão conhecidos como os citados anteriormente alguns exemplos são: Luiza McAllister, Alex de Freitas (Bibi-dos-Ventos) e André de Freitas (Raqsonu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário