Foram 65 Pontos de Cultura agraciados. O Som das Carnaubeiras está entre os cinco com a maior pontuação
Russas. Iniciativa consolidada como elemento de difusão do conhecimento artístico, cultural e de inclusão social, a Associação Carnaubeira de Arte e Educação do Distrito de Flores, município de Russas, com apenas oito anos desde a sua criação, recebe mais um prêmio pela excelência na atividade cultural e para investir nos atuais e novos projetos. No último fim de semana, em São Paulo, o Ponto de Cultura Som das Carnaubeiras, integrante da Associação, recebeu o prêmio entre as cinco maiores avaliações entre Pontos de Cultura do Brasil com o Prêmio Asas, do Ministério da Cultura, representado em investimento de R$ 80 mil.
É um Ponto de Cultura e um verdadeiro ponto de exclamação no meio do sertão. A Associação Carnaubeira de Arte e Educação tem desenvolvido trabalhos com meios desde as tecnologias digitais à refinada instrumentalidade musical. Com produção de filme de animação com roteiro, direção e arte completamente original, composição de partituras ressonadas em sua própria orquestra sinfônica, equipamentos de inclusão digital para quem nunca fez curso de computação e já domina softwares de ponta, e tudo isso para crianças e jovens de Flores, um distrito que sonha um dia virar cidade.
Em outra emancipação, a cultural, a comunidade é, hoje, menos identificada pelas inúmeras indústrias cerâmicas de telhas e tijolos e mais lembrada por um grupo que nasceu e deu os primeiros passos justamente no galpão abandonado de uma fábrica de telhas. De forma paradoxal, combateu-se o trabalho infantil nas usinas sem sair de um galpão de indústria do barro, até que anos atrás veio a sede própria da Associação que, com o investimento de R$ 80 mi poderá, dentre outras coisas, concluir o auditório, depois de já ter criado sala multimídia, estúdio de música, áreas de convívio e sala de produção artística.
O Prêmio Asas é dado para os Pontos de Cultura que apresentam as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados. Em miúdos, recebe investimentos quem já foi apoiado com logística e, principalmente, dinheiro e, ainda por cima, obteve sólido retorno, por meio da promoção cultural e social das pessoas envolvidas. Um projeto bem executado pode otimizar os recursos financeiros e dar sustentabilidade às atividades culturais que, quando reconhecidas, conseguem sobreviver e ter retorno financeiro, já que "elogio é bom, mas não enche barriga".
"Com esse recurso vamos conseguir ampliar a nossa estrutura e financiar projetos feitos com os jovens, além de gerar empregos para a própria comunidade", ressalta Talvanes Moura, presidente e fundador da Associação, um artista educador calado, de poucas palavras, para evidenciar que o protagonismo é mesmo dos jovens. "Eles que já pensam os projetos, fazem trabalhos de animação digital seja para um trabalho escolar ou alguma coisa maior que estejam desenvolvendo. Tá de um jeito que a Carnaubeira criou vida própria", admite. Talvanes esteve, no último fim de semana, em São Paulo, para receber o Prêmio Asas, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura. Foram 65 Pontos de Cultura de todo o País sendo agraciados, e o Ponto Som das Carnaubeiras está entre os cinco brasileiros com a maior pontuação.
Escola de música, núcleo de animação, tele-centro para inclusão digital da comunidade e cineclube estão entre as principais atividades desenvolvidas na sede da Associação. Outro investimento recebido pela ´Carnaubeira´, dessa vez pelo Banco do Nordeste do Brasil, será traduzido na produção do filme em animação "Feira da Fantasia", com roteiro do músico limoeirense Khalil Gibran, direção de arte de Diego Bandeira e, produção pelos próprios jovens do núcleo de animação da Associação Carnaubeira. O filme também terá trilha sonora da Orquestra Sinfônica Som das Carnaubeiras e estará pronto no mês de outubro, quando a entidade fará reinauguração da sede, que um dia foi galpão e agora será um verdadeiro centro cultural.
MAIS INFORMAÇÕES
Associação Carnaubeira de Arte e Educação
Município de Russas
(88) 9216.3745
Melquíades Júnior
Colaborador
Nenhum comentário:
Postar um comentário